Soberania Digital em Tempos de Mudanças Geopolíticas: o Caso dos BRICS

Instituto de Estudos Avançados da USP |  R. da Praça do Relógio, 109 |  Sala Alfredo Bosi

14 de Maio de 2025, quarta-feira das 14 às 17h

Em um mundo em que o desenvolvimento digital e a formulação de políticas públicas são dominadas por oligopólios da tecnologia digital, os cinco países fundadores dos BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – desempenham um papel preponderante. Afinal, juntos esses países possuem 25% do PIB global e reúnem aproximadamente 40% de toda a população do planeta. Tal cenário permite-os ainda acumular um volume colossal de dados digitais, tidos como uma das principais matérias-primas do sistema econômico contemporâneo.

Diante desse contexto, a palestra “Soberania digital em tempos de transição geopolítica: o caso dos BRICS”, ministrada pelo professor Luca Belli da FGV, discutirá aspectos relativos ao conceito de soberania digital, que vem se tornando cada vez mais chave para a compreensão das novas dinâmicas de poder dos Estados-nação em face da transição geopolítica ora em curso e em um mundo cujas relações sociais são crescentemente mediadas por artefatos digitais. Em paralelo, a palestra destacará algumas das principais medidas tomadas nesse âmbito pelos governos dos cincos países mencionados, algo que segue subestudado pela academia.

As ideias que embasarão a exposição constam do livro Digital Sovereignty in the BRICS Countries: How the Global South and Emerging Power Alliances are Reshaping Digital Governance, publicado em dezembro de 2024 pela Cambridge University Press e organizado pelos professores Min Jiang e Luca Belli.